segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Axomia 2



O nosso planeta não conseguirá comportar de forma sustentada a taxa de crescimento actual pois faltarão recursos para tantos seres vivos neste pequeno planeta.
Nós nunca imaginámos ter apenas um metro quadrado para viver, pois se este crescimento populacional se mantiver é o que acontecerá por volta do ano 3050.
Existem varias medida que se podem adoptar tais como:
1-campanhas de políticas anti-natalistas
2-distribuição mundial de meios contraceptivos,
3- legalizar os abortos em todos os países que tenham condições para tal.

Axioma 1


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).

Este texto foi retirado:
http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

Tikópia 2


Nós achamos que a cultura de um povo não deve sobrepor-se á vida de uma criança porque é um ser humano sem culpas de nada e merece uma oportunidade de viver como todos nós.
Um povo fazendo filhos tem maior mão-de-obra e assim trarão mais alimento e trabalho para o seu povo, mas, é claro que uma grande população não ajuda muito no sustento do seu povo, contudo não se deve sacrificar uma vida humana para o bem do seu povo.
Assim o infanticídio não pode ser aceite como uma forma de sustentabilidade pois o povo deve encontrar outras maneiras para a sua sobrevivência sem ser o infanticídio.
Podem haver várias medidas que poderiam levar á sustentabilidade destes povos, sem que se pratique o infanticídio.
Aqui estão 3 delas:
1-Campanhas de sensibilização para casamento tardio
2-Distribuição de meios contraceptivos
3-Controlar as relações sexuais

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tikopia 1


Tikopia é uma mini-ilha isolada do sudoeste do Oceano Pacifico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada á cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
Retirado de:
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635

A População da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo do séculos por se ter se apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde coitus interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.
Retirado de: http://sociologiaemrede.ning.com/forum/topics/infanticidio-de-criancas
Nós voltaremos na próxima segunda-feira com críticas e medidas sobre este assunto...
Next...